domingo, 9 de maio de 2010



O QUE É SER MÃE???????



 




Qual sentimento define, o que é ser mãe?
Quais palavras conseguem definir, este estado de ser?
Como contar a teu filho, ou descrever a tua melhor amiga, o sentimento que te envolve, em ver um ser único e de vida própria sair de dentro de você?
Ei, você aí que nos lê...me  defina este ser...
Explique pra mim, pra você mesma e para as nossas amigas aqui...o que é ser MÃE !
Minha estréia neste permanente papel ocorreu em 1982.
Eu não era nenhuma menininha, tão pouco uma virgem imaculada.
Estava completando 24 anos, e sabia perfeitamente como ocorria uma gravidez e como ela se desenvolvia.
Meu casamento foi um pouco atípico.
Namorei meu marido 4 anos, terminei meu noivado e ficamos separados por 1 ano.
Voltamos a namorar em 17/02/1982, e então resolvemos: já que vamos voltar...vamos casar ... e marcamos a data!
27/02/1982...rsrsrsrss
Eita, que quando não entendemos de leis...a coisa fica difícil.
Resultado: quando fomos ao cartório dar entrada nos papéis, ficamos sabendo que deveríamos ter 1 mês de prazo para os proclamas do casamento.
Mudamos o mês, o dia permaneceu, casei dia 27/03/1982. (Dia e mês do meu aniver!....kkkk Didi)
Eu morava sozinha em Sampa e ele também. Resultado da coisa, minha família recebeu os convites do casamento 10 dias antes do dia do casamento.
Lá veio minha mãe de mala e bagagens, para realizar a festa e a cerimônia...que foi realizada dentro de toda tradição, da igreja católica.
Quando a cabeça não pensa o corpo padece, mesmo morando longe... a minha mãe...logo na chegada ... soltou a bomba....
Filha....você marcou a data do casamento exatamente...pro dia da tua menstruação... (rsrsrsrs Quanta sensibilidade! Kkkk Didi)
MÃE É MÃE !!!
Dito e feito, a cerimônia civil estava marcada para as 10:00 hs, no banho lá esta ela...escorrendo vermelha e viva....rsrsrs
Claro que diante de todo estresse de um casamento, meu organismo reagiu, tive uma tremenda hemorragia.
Lua de Mel....foi passear de mãos dadas com meu marido...feito dois amiguinhos....rsrsrsr
Mas, sou um reloginho...e 5 dias depois a sangria parou.
E vocês vão pensar...enfim a coisa vai rolar....
Nãnáninãnão.....grrrrrrrrrrrrrr
Tive uma infecção dentária....que me deformou o rosto, que dor....dez dias depois de muito antibiótico...voltei a vida normal  e aí sim...
LUA DE MEL...aqui vou eu....
U-Huuuuuuuuuuuuuuuuu
Optei por não tomar anticoncepicionais...e aí?!
BINGO....logo no primeiro mês de casada...lá estava eu grávida.
Como disse a vocês...eu sabia das mudanças que se dariam no meu corpo, durante os 8 meses e 10 dias que duraram esta minha gravidez.
Logo nos primeiros meses, e em todos que se seguiram até o nascimento...um enjôo...tenebroso.
O ventre se dilatando, e lá pelo 4º e 5º mês, aquela bolinha se mexe dentro de mim...
Entre o 6º e 7º é um turismo sem fim, como se meu ventre fosse um universo inteiro a ser descoberto.
Sei o que esta acontecendo com meu bebe dentro de mim, desenvolve-se braços, pernas, dedos, nariz, boca e os órgãos vão se desenvolvendo pra a vida aqui fora.
Já no oitavo mês, forma-se aquela bola, logo abaixo do meu seio...e eu acarinho...a cabecinha do meu bebe....e vou ao médico..que gentilmente me diz....o que você acarinha...é a bundinha dele, pois ele já esta se colocando na posição do nascimento ( e eu que me achava muitos esperta...caio na risada..fazia carinho na bunda do bebe..achando que era o rostinho dele..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk). (kkkkkkkkkkkkk....Didi)
E, enfim..no meu caso estoura a bolsa....4 horas da matina acordo pra fazer xixi, vou ao banheiro...sento e faço meu xixi...recoloco a calcinha e sinto aquela umidade, e penso...uál...será que não me sequei?? Arrê...estou dormindo ainda...desta vez...presto bastante atenção...sento no vaso..faço mais xixi e me seco sim...
Mas, porque aquela umidade toda?????
Bingoooooooooo, tico e teco...mandão a mensagem...esta na hora...
Acordo marido...e lá vamos nós pra maternidade, claro que minha mãe vai junto (MÃE É MÃE).
Eu não sabia o sexo do meu bebe, mas queria muito que fosse uma menina, e dizia com tanta certeza que seria uma menina, que meu marido achava q eu teria feito ultra-som e sabia. Mas era tão somente uma certeza muito grande e um desejo que fosse menina.
Claro que eu tinha escolhido nomes: se menino Felipe...minha dúvida seria se fosse mulher, esta entre Suzana, Alessandra ou Renata.
Gente, temos um idioma extremamente rico, inúmeras palavras para descrever situações e objetos, dizem que somos os únicos a ter uma palavra que descreve a dor de um ser ausente SAUDADE.
Mas, cadê as palavras deste nosso rico idioma pra descrever a sensação de ver um médico tirar de dentro de você, um SER VIVO, ÚNICO, que embora vá depender de você por anos a fio ... tem VIDA PRÓPRIA.
Não consigo descrever a vocês, tal sensação...por mais que procure, nos Aurélios da vida...nenhuma delas descreve a grandeza desta sensação.
Nasceu a Barbara, ante a emoção...cadê os nomes que eu tinha escolhido?
O médico me perguntava, qual o nome desta menininha linda???
Eu chorava tanto...que meu corpo tremia, mesmo estando anestesiada (foi cesariana), e nome nenhum me vinha à cabeça...o que veio foi este...ela é BARBARA...
E, este é o nome da minha primeira professora na matéria mais importante da minha vida: BARBARA.
Foi e é ela quem me ensinou o bê a bá de ser MÃE!
Depois dela, 3 anos depois a vida ainda me deu a BRUNA, 5 anos se passaram e fiz minha faculdade com BIANCA e BEATRIZ.
Ainda estou fazendo PHD, desta matéria.
Hoje, parabenizo você, que me lê e faz comigo este curso intenso, não importa se você ainda esta no jardim de infância ou se já está no doutorado.
Existe ainda, a extensão de ser a mãe escolhida, aquele ser humano adulto q olha (tenho destas filhas) nos teus olhos e diz.....VOCÊ É A MÃE QUE ESCOLHO, ALÉM DA QUE A NATUREZA ME DEU...ou ainda aquele filho que quem escolhe é o teu coração...e não é gerado no teu ser....ele simplesmente se gera...no teu querer.
SE VOCÊ FOR MÃE sabe do que estou falando.
Minha primeira professora hoje, cursa o primário, com seu filho LUCAS..
FELIZ DIAS DA MÃES a todas vocês!


 


Regina FonteELuz




Independente da origem ( dizem que é do Oscar Wilde ),uma bela maneira  de tentar entender a amizade. Beijos e um belo fim de semana, Didi.

Rê ... é de amigos como você e tantas outras que encontramos na vida física  ou na net... que precisamos para completar um dia muito feliz!

Beijão em TODAS! Sem Exceção!     "Loucos e Santos   Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."